docentes


Alfredo Manevy

Políticas Públicas para o Audiovisual

É Gestor, Pesquisador e Professor. Possuiu graduação em Cinema e Vídeo pela Universidade de São Paulo (1998) e é Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2004), com estágio na Sorbonne Nouvelle Paris III, sempre sob orientação de Ismail Xavier. Além de pesquisador especializado em políticas culturais e realização audiovisual, é professor da UFSC e gestor cultural público. Em 2003, ingressa como assessor na gestão Gilberto Gil do Ministério da Cultura: torna-se, em 2006, Secretario de Políticas Culturais e, em 2008, Secretario-Executivo do Ministério da Cultura, assumindo em diversas ocasiões o cargo de Ministro Interino da Cultura. Posteriormente atuará secretário-adjunto de cultura do município de São Paulo, coordena a implantação e assume como o primeiro diretor presidente da Spcine entre 2013-2016.

Carla Maia

Produção Independente (Oportunidades e Desafios)

Educadora, gestora, curadora e pesquisadora de cinema. Doutora em Comunicação Social pela FAFICH/UFMG, com período sanduíche na Tulane University, em New Orleans/EUA. Integra o corpo docente do curso de Cinema e Audiovisual do Centro Universitário UNA e a equipe da reitoria da mesma instituição, coordenando ações de ensino, pesquisa e extensão. Já organizou diversas mostras de filmes e debates, entre elas, retrospectivas de Chantal Akerman, Naomi Kawase, Pedro Costa e Rithy Panh. É diretora do documentário Roda, co-dirigido por Raquel Junqueira. Integra o coletivo Filmes de Quintal, que realiza o forumdoc.bh: Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte.

Eduardo Raccah

Co-produções, Festivais e Mercados Internacionais

Eduardo Raccah é graduado em Novas Mídias na Hochschule für Künste Bremen na Alemanha. Entre 2005 e 2013 gerenciou a produtora-coletivo Kfofo Productions em Berlim, produzindo e distribuindo peças audiovisuais e gráficas em diversos formatos e janelas. Também fez curadoria para mostras e exposições audiovisuais, além de ter trabalhado como agente de vendas internacional. De volta a São Paulo desde 2013, colaborou na criação da Spcine onde exerceu o cargo de coordenador internacional, além de ter trabalhado desenvolvendo novos projetos e adquirindo conteúdos na Encripta S.A. Atualmente é produtor executivo da Viola Filmes, que produz e presta consultoria para outras empresas do setor audiovisual.

Fabriccio Annunciato

Conteúdo por Demanda, Internet e Novas Janelas

Paulistano de 31 anos, formado em Comunicação, atua como Gerente de Negócios na ETC Filmes, um dos principais laboratórios audiovisuais da América Latina. Com experiência em negociação com os grandes estúdios internacionais e as principais plataformas de VOD, Fabriccio atua no mercado fazendo a interface entre a produção dos conteúdos e a chegada ao público, criando estratégias de performance tendo em seu currículo mais de 800 títulos negociados e agregados.

Gloria Gomide

Séries para TV e novas tendências narrativas

Publicitária, Programadora Visual, Doutora em Literaturas de Língua Portuguesa.
Pesquisadora em Literatura, narrativas seriadas e HQs.
Foi diretora da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC-MG e criadora do curso de Cinema e Audiovisual da mesma instituição.

Helder Quiroga

Diálogos com o mercado

Mestre em Comunicação Social na linha de Pesquisa em Imagem e Som da Universidade de Brasília; Pós-Graduação em Cinema pelo Instituto de Educação Continuada da Universidade Católica de Minas Gerais (IEC-PUC MG); Graduação em Comunicação Social da Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MG). Como Profissional do mercado é Diretor de Cinema, Produtor Cultural, Consultor de investigação em mercados audiovisuais, Coordenador da ONG Contato – Centro de Referência da Juventude e Membro Fundador da Câmara da Comunicação e Audiovisual da FIEMG (Federação das Indústrias de Minas Gerais).

Igor Kupstas

Negócio da Distribuição e Cinema Digital

Igor Kupstas é hoje diretor da O2 Play, distribuidora da O2 Filmes, produtora de Fernando Meirelles, Paulo Morelli e Andrea Barata Ribeiro. Entrou na empresa para criar o departamento em 2013. Jornalista com pós graduação em marketing, começou a carreira em 1999, no site de cinema e-Pipoca. Em 2003 inaugurou o departamento de marketing digital da Europa Filmes. Em 2018 passou a integrar o grupo de professores da Pós Graduação em Negócios Audiovisuais da FAAP.

Juca Ferreira

Economia e Financiamento de Projetos Audiovisuais

Sociólogo e Ex-Ministro da Cultura, participou como representante da sociedade civil da Agenda XXI Nacional e integrou o grupo de elaboração da Agenda XXI da Cultura (Barcelona, 2004). Em 2011 coordenou pela Secretaria Geral Ibero-Americana a realização do Ano Internacional dos Afrodescendentes. Em 2013 tornou-se Secretário de Cultura da Prefeitura de SP. Em 2017 tornou-se Secretário de Cultura de Belo Horizonte. Atualmente é consultor de Políticas Culturais, Coordena a Instituição Cultura e Democracia e articulações para o desenvolvimento de projetos, programas e políticas de cultura no Brasil e Exterior.

Júlia Nogueira

Formatação e Elaboração de Projetos Audiovisuais (Ambiente Regulatório e Leis de Incentivo)

No mercado audiovisual desde 2000, Júlia Nogueira desenvolve e produz séries e longas-metragens de ficção, documentário e animação.
Em 2017, fundou a Camisa Listrada BH e coproduziu os longas de ficção MARIA DO CARITÓ (Eh Filmes), PREDESTINADO – ARIGÓ E O ESPÍRITO DO DR. FRITZ (Moonshot Pictures) e DERRAPADA (3 Tabela Filmes).
Antes, produziu as séries EXPEDIÇÕES BURLE MARX e INHOTIM: ARTE PRESENTE (vencedora da série documental do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2019); e o longa doc POR UM TRIZ, todos pela Camisa Listrada, empresa do atual sócio André Carreira. Também produziu as séries OFÍCIO DA PALAVRA e MINHA FAMÍLIA É… pela Quarteto Filmes.
É coautora do “Guia de Elaboração de Projetos Audiovisuais – Leis de Incentivo e Fundos de Financiamento”. É mestre em Estudos Cinematográficos e Estudos Latino-Americanos (Especialização em Comunicação), pós-graduada em Gestão Cultural e bacharel em Jornalismo.

Mário Diamante

Negócios da TV Aberta e TV por assinatura no Brasil

Bacharel em Comunicação Social pela PUC-Rio, com MBA em Administração pela Coppead/UFRJ e mestrando da Escola de Comunicação da UFRJ. Foi Assessor da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, da Presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Diretor da Agência Nacional do Cinema – ANCINE. Produtor, diretor e roteirista de comerciais, institucionais, filmes, documentários e programas de televisão. Atuou no Grupo Bandeirantes, como Diretor de Projetos Audiovisuais, nos segmentos de TV Paga e TV Aberta, para a BAND e o Arte 1. Atualmente presta serviço para a Hungry Man, como Produtor Executivo, estruturando e comercializando projetos audiovisuais para Cinema, Televisão e Streaming.

Mário Di Poi

Indústria Fonográfica e Áudio para Cinema

Mário é co-fundador e Produtor Executivo na INPUT | artesonora, produtora brasileira especializada em finalização de som e supervisão musical para audiovisual e na MAFFIA.io, um atellier audiovisual para narrativas em filme, 360º e VR. Mário já participou de mais de 200 projetos audiovisuais entre projetos interativos, longas, curtas e médias-metragens, séries para Netflix, Amazon, Disney Channel, NatGeo, Discovery, Arte [fr], TV Brasil, Rede Globo, TV Cultura e outros. É o diretor de programação do evento Brasil Music Summit, a primeira conferência no Brasil especializada em sincronização de música e exportação. Dentre suas principais atividades faz parte do comitê do audiovisual da ABRAMUS, é mentor do SXSW – o maior festival de economia criativa do mundo, e faz parte do comitê gestor das principais associações do setor audiovisual e da indústria da música no Brasil: BME – Brasil Music Exchange, BRc – BRazilian Content (BRAVI – Brasil Audiovisual Independente).

Mauro Garcia

Modelos de Negociação em Cinema e TV

Trinta e nove anos de experiência na área de comunicação, destacadamente em televisão, em empresas de grande porte e reconhecidas nacional e internacionalmente. Membro Titular do Conselho Superior de Cinema e Associado da Academia Brasileira de Cinema. Atuação profissional atual como Presidente Executivo da ABPITV – Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão. Atuação como Diretor de Programação da TV Cultura de São Paulo e Diretor de Projetos Especiais; responsável pela implantação e formatação dos novos canais da Multiprogramação para a TV Digital e da área de Novas Mídias da Fundação Padre Anchieta: UNIVESP TV (Universidade Virtual do Estado de S. Paulo e MULTICULTURA. Criador, implantador e Diretor de Conteúdo da TV Rátimbum, primeiro canal infantil brasileiro da tv por assinatura. Atuação como Diretor-Presidente, por três anos, da ACERP – Associação de Comunicação Educativa Roquette-Pinto, mantenedora da TVE Brasil e das Rádios MEC AM e FM (Organização Social – empresa privada sem fins lucrativos); como Presidente da Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais, a ABEPECEx-Presidente do Conselho da Red de América Latina, com sede no Uruguai, que congrega emissoras públicas, privadas e produtores independentes de toda a América Latina. Responsável pelo desenvolvimento de projetos estratégicos de televisão e outras mídias, como a implantação do Canal TV Cultura & Arte para o Ministério da Cultura; pelo desenvolvimento e implantação do Canal Brasileiro de tv por assinatura CINEBRASiLTV; dos canais de Tv Digital e TV na Internet para o Instituto Embratel 21; Supervisão Geral do Telecurso TEC – novo Telecurso profissionalizante da Fundação Roberto Marinho, pela equipe da Fundação Padre AnchietaSintonizado com a nova indústria audiovisual e com a convergência das múltiplas plataformas e as novas regulações do setor audiovisual para a distribuição de conteúdos audiovisuais de vídeo por demanda.

Minom Pinho

Produção Executiva para Cinema

Idealizadora, consultora e produtora de importantes editais, fundos, concursos e festivais com foco no setor audiovisual brasileiro. Assina plataformas de desenvolvimento das cadeias criativas e produtivas do setor, revelando novos talentos por meio de plataformas criativas de destaque no cenário nacional, como NetLabTV – Novas Ideias de Séries Brasileiras, Festival de Curtas TNT, FAMA – Fundo Avon de Mulheres no Audiovisual e FIM CINE – Festival Internacional de Mulheres no Cinema. Coproduziu o longa-metragem “Espaço Além – Marina Abramovic e o Brazil”. O filme fez sua estreia mundial na competição internacional de documentário do Festival South by Southwest e foi selecionado por mais de 30 festivais ao redor do mundo. Minom também é coprodutora do documentário “Cravos”, com o diretor Marco Del Fiol, selecionado para a 42 Mostra Internacional de São Paulo e pelo FICCI (Festival Internacional de Cine de Cartagena de Indias), e do documentário “Meu Querido Supermercado”, dirigido por by Tali Yankelevich, premiado pelo Bherta Fund do IDFA. Em 2019 também produziu o documentário ” Pessoas – Contar para Viver” , dirigido por Marco Del Fio, Marcelo Machado, Pedro Cezar, Viviane Ferreira e Tatiana Toffoli. O longa foi selecionado pela 43 Mostra Internacional de São Paulo.
Assina a produção executiva de premiados conteúdos para cinema, TV, internet, além de exposições de artes visuais por meio dos selos Casa Redonda e Mão Direita. Pesquisadora de políticas de financiamento cultural e empreendedorismo criativo, ministra cursos e palestras em diversas instituições pelo país.

Orlando Senna

História do Cinema Brasileiro

Cineasta, escritor. Foi diretor da Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba e da TV Brasil e presidente da TAL-Televisão América Latina. Dirigiu filmes de ficção (Iracema, Diamante bruto) e documentários, escreveu roteiros (Ópera do Malandro, Coronel Delmiro Gouveia) e romances (Um gosto de eternidade, Os lençóis e os sonhos). Seu filme mais recente é o longa de ficção Longe do Paraíso, com exibição prevista para 2020.

Rafael Neumayr

Direito Autoral, Controladoria e Prestação de Contas

Rafael Neumayr é advogado e mestre em direito empresarial com ênfase em propriedade intelectual, pela Milton Campos/MG. É Vice-Presidente da Comissão de Direito da Economia Criativa e foi Presidente da Comissão de Direito do Audiovisual, da Moda e da Arte e Vice-Presidente da Comissão de Propriedade Intelectual da OAB/MG, além de membro da Câmara da Indústria do Audiovisual de Minas Gerais/FIEMG. É sócio do escritório de advocacia especializado em Direito do Entretenimento Drummond & Neumayr Advocacia, que foi fundado em 1999. Em sua carreira Rafael coordenou a assessoria jurídica a mais de cem obras audiovisuais, como longas-metragens e séries, além de games. Coordenou e foi coautor do livro “Direito e Cultura: Aspectos Jurídicos da Gestão e Produção Cultural”. É professor em pós-graduações e em cursos de formação em audiovisual, bem como palestrante.

Tammy Weiss

Sustentabilidade, Inclusão no Audiovisual e Film Comission

Com experiência no setor do audiovisual há 25 anos, iniciou carreira como produtora de televisão e migrou para o cinema em 2002. Atua nas áreas de produção de filmes, gestão do projetos audiovisuais e como gestora de Film Commission.

Victor Lopes

Metodologia de Elaboração de Projeto e Técnicas de Pitching

Victor Lopes é Diretor, Roteirista, e Produtor de Cinema e TV. Dirigiu o curta-metragem “Bala Perdida” e os longas “Língua”, “Eliezer BaGsta”, “As Aventuras de Agamenon, O Repórter”, “Serra Pelada, A lenda da Montanha de Ouro” e “BeGnho, A Esperança Equilibrista”, vencedores de 34 prêmios nacionais e internacionais, com mais de 1 milhão de espectadores. Na Televisão, dirigiu séries e programas para Canal Plus, History Channel, Arte-France, GNT, MulGshow, Futura, e Rede Globo. Lopes atua também como professor e consultor na área de Desenvolvimento de Projetos e Pitching, e em 2015 funda a Faro Formatos, produtora de conteúdo e propriedade intelectual.